Dia Nacional da Samba, vamos festejar!

02/12/17

Dezembro é mês de festa em todo lugar. Mas, para Rede Carioca de Rodas de Samba é de orgulho também! Já que em  1o de  dezembro 2015, a RS, por meio de decreto municipal, foi criada! Com isso, a cada ano essa é a nossa data de aniversário!  Ontem, então, completamos 2 anos! 730 dias de muita luta, suor, trabalho em busca de melhorias e políticas públicas para as Rodas de Samba! E este ano, em virtude, do não investimento de nossos governos, corte de verbas e muita instabilidade nos setores, o trabalho tem sido ainda mais árduo. E como se não bastasse, bem perto do dia de hoje, que deveria ser só de festa, já que comemora-se o Dia Nacional do Samba, vemos publicado em um artigo de opinião, no Jornal O Dia, um empresário, que no auge de sua branquitude, afirma ser o responsável pela revitalização cultural da Lapa e que as Rodas de Samba da Praça Tiradentes ameaçam seu negócio. Assim, mesmo sem querem dar audiência para tal pessoa, não poderíamos deixar passar em "BRANCO" e nem deixar de pontuar que o argumento central deste indivíduo evidencia a visão clássica de descendentes dos colonizadores.

Com a arrogância de quem nasceu em berço de ouro, o rapaz que vive de vender Samba para turista, afirma em sua opinião "terem atravessado o samba", demonstrando um sentimento nocivo e clássico de um privilegiado playboy mimado, daqueles que ficam chateadinhos quando alguém pega o "brinquedo" deles.

Existe uma diferença enorme, de fácil percepção de quem Vive de Samba e quem Vive para o Samba.  Ambas as opções são legítimas e podem ser complementares, se assim entendido. Mas definitivamente diferentes, na sua forma e conteúdo no tratamento com Vossa Majestade, o Samba, que, aliás, não pode ser tratado como um simples brinquedo de empresário nenhum.

No dia de hoje nossos votos são para que os valores transmitidos nas Rodas de Samba se perpetuem. Que cada vez mais Sambistas sejam donos de seus próprios Pagodes.

Um salve ao Samba. Gratidão aos amigos e amigas Sambistas, que ganhamos nessa caminhada, pela vivência e intensa troca de saberes. Máximo respeito as nossas Velhas Guardas. E vamos ao Trem do Samba, porque tem roda a beça fazendo bonito lá!!! 

Página Inicial

Destaques

Esse seminário, esse movimento é uma responsabilidade histórica!

07/08/18

2º Seminário Rodas de Samba, Cidade, Patrimônio e Desenvolvimento

04/08/18

"Tia Doca e a insubmissa lágrima que verteu"

28/06/18

Júlio César Morais recebe o Prêmio Heloneida Studart de Cultura de 2018

26/06/18

Feliz Dia Internacional da Mulher

08/03/18

Dia Nacional da Samba, vamos festejar!

02/12/17

Samba na Luta! Apoio a derrubada do VETO

07/11/17

JORGE ARAGÃO + A RODA DAS RODAS

05/11/17

Rede Carioca de Rodas de Samba leva Partido-Alto para a Universidade

28/09/17

O samba é da Massa, decreto dispensa autorização de alvará para as rodas de samba

18/07/17

Manifesto Rede Carioca De Rodas De Samba

05/07/17

PRA MATAR PRECONCEITO EU RENASCI

04/05/17

A Roda das Rodas - Edição de Carnaval

23/02/17

Seminário Rodas de Samba: Cidade, Patrimônio e Desenvolvimento

28/01/17

Participe da nossa pesquisa das Rodas de Samba; Você ainda pode levar o copo da RS ;)

21/12/16

IPP Disponibiliza plataforma de mapeamento das Rodas de Samba

27/07/16

Monarco e Marquinho Diniz na Roda das Rodas

01/12/16

3ª edição Roda das Rodas

01/12/16